Home
18/10 - América Latina prepara maratona eleitoral
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 1946
Quatro anos após votações que consolidaram "giro à esquerda", centro e direita têm chances em alguns países
Por Ruth Costas - O Estado de São Paulo
A América Latina prepara-se para uma maratona eleitoral. A sequência de votações começa com as eleições presidenciais no Uruguai, no domingo. Até maio, elegerão seus presidentes Honduras, Bolívia, Chile, Costa Rica e Colômbia. O Brasil pode fechar o ciclo, em outubro. Mas ainda falta definir a data das eleições legislativas na Venezuela - que devem ficar para o fim de 2010. Há quatro anos, uma onda de eleições consolidou um "giro à esquerda" na região. Na época, a direita venceu apenas na Colômbia (com a primeira reeleição de Álvaro Uribe). Agora, partidos centristas ou direitistas têm possibilidade de vencer em pelo menos mais três países.
18/10 - O PT quer engolir a Vale
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2392
Nos bastidores do violento ataque contra a maior empresa privada brasileira existe a articulação para subordiná-la aos planos do partido para 2010
A FERRO E FOGO - Revista Veja - Ronaldo França e Felipe Patury
Agnelli, Lula e Eike no centro da disputa pelo controle da mineradora: a companheirada não desiste da Vale
Há duas maneiras de olhar para a Vale, a maior empresa privada do país. A primeira é com orgulho pelo colosso empresarial que se tornou, principalmente, depois da privatização, em 1997. Seus números são inquestionáveis. Ela mantém 60 000 pessoas empregadas e recolhe 3 bilhões de dólares em impostos. Em 2008, faturou 38,5 bilhões de dólares e foi responsável por metade do superávit primário do país. No primeiro trimestre deste ano, garantiu o superávit inteiro. Avaliada em 127 bilhões de dólares, a Vale perde em valor de mercado apenas para a anglo-australiana BHP Billiton e, sozinha, equivale quase à soma da terceira e da quarta colocadas no ranking das mineradoras.
Texto completo18/10 - ?A maior violência era o isolamento"
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 3892
Revista Veja- 21/10/2009
É difícil descrever os suplícios vividos porClara Rojas. Sequestrada pelos narcoterroristas das Farc, ela passou seis anos como prisioneira na selva amazônica, em condições hediondas. Engravidou e deu à luz com a barriga aberta a faca. Pouco depois, tiraram-lhe o filho. Séria e tranquila, a advogada colombiana, hoje com 45 anos, fala de tudo – ou quase – com perfeito autocontrole. Só não conta quem é o pai de Emmanuel, o filho de 5 anos que reencontrou depois de ser libertada, em janeiro de 2008. E desconversa quando o assunto é Ingrid Betancourt, a mais famosa das ex-reféns, de quem era assessora e com quem rompeu durante o cativeiro. Os tormentos narrados no livro Eu, Prisioneira das Farc, recém-lançado no Brasil pela Ediouro, foram relembrados nesta entrevista à editora assistente Bel Moherdaui.
Um ano e nove meses depois de sair do cativeiro, o que continua a parecer o melhor da vida em liberdade?
17/10 - O BRASIL ELEGERÁ NOSFERATU?
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2880

Por NIVALDO CORDEIRO: um espectador engajado
“O Serra é uma alma atormentada” - Fernando Henrique
Meu caro leitor, confesso-lhe que fiquei fortemente impressionado com a reportagem trazida a público pelo último número da revista Piauí. Claramente na origem a matéria tinha puro objetivo propagandista eleitoral, mas a jornalista que a escreveu é demasiado talentosa e conscienciosa para se limitar a fazer um mero panfleto. Acompanhou José Serra por mais de um ano e trouxe à luz flashes valiosos, não apenas para o eleitor brasileiro, como também para quem se debruça cientifica e profissionalmente sobre a cena política brasileira.
Texto Completo17/10 - 'Pobre oposição, não tem o que fazer'
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2050

Chico de Gois
Enviado especial • CABROBÓ (PE) - O Globo
— Pobre da oposição, que não tem o que fazer. Acho que a ociosidade é uma das desgraças da humanidade.
17/10 - Petista transforma entrega de casa em programa de auditório
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 1930
Por FÁBIO GUIBU-DA AGÊNCIA FOLHA, EM CABROBÓ (PE)
17/10 - Mais forte que a lei
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2222
Por Dora Kramer - O Estado de São Paulo
O presidente Luiz Inácio da Silva está, assumida e explicitamente, liderando uma campanha de desmoralização da lei e dos instrumentos de fiscalização do Estado que lhe provocam desconforto, Tribunal de Contas da União no destaque. Do palanque volante ao qual deu o nome de vistoria das obras do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, jogou a culpa pelos atrasos nas obras federais no TCU e na Justiça, dando a entender que se não existissem o Brasil estaria muito mais avançado rumo ao desenvolvimento. Em outras ocasiões o presidente já havia sugerido o mesmo em relação às exigências sobre impacto ambiental, bem como atacou a existência de leis que lhe criavam obstáculos, enquanto permitiu que seu governo ignorasse outras que, se respeitadas, restringiriam as ações (violentas) de seus protegidos.
16/10 - ENTRE NECESSIDADES E VIRTUDES
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2070
Por Oliveiros S. Ferreira
1 – Na visão do senhor, a política externa brasileira estaria mudando? Principalmente, após a mediação entre Colombia e Equador, a missão no Haiti e, agora, com o caso Honduras? O Brasil estaria deixando sua política não-intervencionistas?
Creio que a política externa brasileira, desde a posse do Presidente Lula em seu primeiro mandato, está sendo conduzida no sentido de fazer das “necessidades”, "virtudes".
16/10 - Aquilo que não é dito sobre os arquivos da ditadura
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2369
![]() |
Esses dois senhores, poderiam ter aberto os tais arquivos, se assim o desejassem, como não o fazem, indicam que seja mais vantajoso permanecer como está, oculto. |
Por Sérgio de Oliveira Netto
No dia 28 de agosto de 2009 comemorou-se os 30 anos da edição da Lei de Anistia (Lei 6.683/79), editada ainda sob o regime militar, durante o mandato presidencial do General João Baptista Figueiredo. A intenção era anistiar aqueles que tivessem praticado crimes dentro do período que se estendeu entre 9 de abril de 1964 (data do denominado golpe militar de 1964, legalizado pelo Ato Institucional n° 1) até o dia da publicação da Lei 6.683/79. Esquecimento da prática de crimes que beneficiaria tanto aqueles que integravam o regime militar, como todos os sectários das correntes de oposição. Que pretendiam, a ferro e fogo, implantar no Brasil a ideologia comunista, baseada no materialismo dialético, que inclusive pregava a proibição do culto ao Divino. Posto que repudiava veementemente tais devoções, chegando ao cúmulo de intitulá-la de ópio do povo. Logo num país predominantemente cristão, como o Brasil.
16/10 - A enganação do MST
- Detalhes
- Categoria: MST
- Acessos: 3578
Por Cleber Benvegnú - Zero Hora
O MST ainda é tratado, no Brasil, como organização social de elevadas intenções. Há os que creem na turma do Stédile e em sua “santa” luta por reforma agrária e justiça social. Santa inocência de quem ainda cai nessa esparrela, isto sim! Ou o que seria, então, senão inocência? Muitos padres, jornalistas, políticos e operadores do Direito, entre outros bem esclarecidos, continuam entendendo que, no caso do MST, os fins justificam os meios. Invadir virou ocupar, destruir virou protestar, alienar virou mobilizar, colocar crianças em risco virou papel da família, usar dinheiro público para fins ideológicos virou obrigação de quem paga impostos.
16/10 - Boa coisa não sai daí
- Detalhes
- Categoria: Diversos
- Acessos: 2041

Página 1328 de 1535