Imprimir
Categoria: FARC
Acessos: 3454

 JORNAL "EL NACIONAL", DE CARACAS

Nos acampamentos foram encontradas até alojamentos subterrâneos  e cativeiros,  afirmaram fontes oficiais.  Doze acampamentos e casas de supostos rebeldes das Farcs , alguns com alojamentos subterrâneos, onde havia cativeiros, foram descobertos por tropas  equatorianas durante patrulhamento na fronteira com a Colômbia, informou  o canal Ecuavisa citando fontes oficiais.

 

Texto completo

        As bases estavam localizadas em uma área de selva de 40km  de perímetro, na   província de Sucumbios ( no sul), e em seu interior havia apetrechos  militares , munições e documentos informou  a cadeia de TV. Alguns desses  alojamentos tinham quartos subterrâneos  com correntes, afirmou Ecuavisa e  acrescentou que os mesmos foram descobertos  depois de sete dias de  operações na fronteira com a Colômbia .


      Durante as ações não houve prisões.


        Um camponês, identificado como Anibal Moreno, assegurou ao canal de TV que pela região passavam frequentemente homens armados  com braçadeiras alusivas as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( FARC ).


        O presidente Rafael Correa advertiu há alguns meses que consideraria como "ato de guerra" qualquer incursão das Farcs em território equatoriano e a repeliria militarmente.


A advertência foi formulada depois do bombardeio colombiano do dia 1º  de março contra as Farc no solo equatoriano, ação que resultou em estremecimento das relações entre Bogotá e Quito.

Equador e Colômbia  compartilham  uma fronteira violenta de mais de  700km, na qual transitam  quadrilhas de narcotráfico, paramilitares e guerrilheiros.