Marchas em centenas de cidades na Colômbia e no mundo pedem libertação de reféns

Texto completo

BOGOTÁ

Mais de um milhão de colombianos saíram ontem, Dia da Independência do país, às ruas de centenas de cidades em manifestações pela libertação de reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc) . Vestidos de branco, eles empunharam cartazes de "Libertem-nos já" ! " e participaram de eventos em paises como França, Estados Unidos, Austrália, China, Espanha, El Salvador e Honduras, entre outros.  O movimento- liderado pela ex-traço senadora Ingrid Betancourt, resgatada em 2 de julho pelo Exército colombiano depos de seis anos em poder da guerrilha na selva - mobilizou grande parte das cidades colombianas e contou com shows de famosos, como a cantora Shakira.


- É hora de deixar esses fuzis e trocá-los por rosas, e de sentarmos com tolerância, com respeito, como irmãos que somos a buscar a maneira de cabermos todos no mundo, de cabermos na Colômbia- disse Ingrid em Trocadero, perto daTorre Eiffel, em Paris, numa mensagem ao líder das Farcs, Alfonso Cano, proferida diante de milhares de pessoas.


- Sem mais seqüestros, Alfonso cano, de onde quer que esteja, olhe a m,ão estendida do presidente ( colombiano, Alvaro Uribe).


Ingrid também homenageou Uribe e chamou de heróis os militares que resgataram-na com outros 14 reféns. Segundo a ex-senadora,  ainda há 3.000 sequestrados na Colômbia. (...)

O Globo  21/07/2008

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar