Ser Soldado
Usina de Letras - Mido - Barra de São Francisco -ES
Ser soldado não é simplesmente envergar uma farda.
Não é alistar-se nas forças armadas, com fim belicoso.
Muito menos, é achar-se imortal ou insensível, frente às atrocidades.
Ser soldado é mais, muito mais que isso.
É entregar-se às causas alheias, sabendo que a sua própria causa ainda perdura e seu fim não aponta nenhum vislumbre de final feliz.

É buscar, incessantemente, o bem comum, quando o seu próprio bem está ameaçado pelas intempéries que a vida lhe propiciou. Sim, pois, de tanto lutar a batalha de outrem, não lhe sobrou tempo para vencer a sua própria luta.

Ser soldado é submeter-se às injustiças sociais, acreditando sempre que a maior de todas as injustiças é não ter tido a chance de lutar.

lutar... Lutar... É isso o que um verdadeiro soldado faz, em todo tempo...

Lutar, com ardor, a peleja dos fracos, onde cada paladino se identifica com a vítima... E esta se confunde entre os traços da sua formação... Uma luta onde nem sempre o mais forte será o vencedor... Onde, muitas vezes, o inimigo acha-se à espreita, maquiado na miséria enleada no seu próprio âmago... Suas armas, poucas vezes, lhes são as mais favoráveis... E o aliado, por vezes, torna-se o algoz. 

Ser soldado é trilhar o limiar entre o certo e o errado, sem sujeitar-se ao putrefato banquete que lhe é oferecido, a todo instante, mesmo achando-se faminto e sedento. Afinal, soldado também tem fome, sede. Um valoroso soldado chora quando sobre ele vem a dor... A dor de não poder fazer mais do que gostaria e, sobretudo, quando o mal parece tripudiar. 

Mas o verdadeiro soldado jamais se renderá e, mesmo estando em condições adversas, se erguerá com mão forte em detrimento de seu inimigo. Difícil, para um soldado, não é, propriamente, vencer o inimigo. Muito mais embaraçoso é identificá-lo. 

Ser soldado, enfim, é entregar-se aos seus ideais, sacrificando-se e aos seus, mas acreditando sempre que a sua guerra só terá sido vencida quando o sonho de se construir uma sociedade mais justa e humana for uma realidade. Assim, ainda que lhe custe a própria vida, saberá: terá valido a pena lutar!

 

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar