Imprimir
Categoria: Política Externa
Acessos: 207

Chanceler Ernesto Araújo
12/02/2020
REUTERS/Adriano Machado
Araújo celebra "ótimo diálogo" entre Bolsonaro e Jinping
Julia Lindner
24 MAR 2020  15h34atualizado às 16h02



O chanceler Ernesto Araújo afirmou, nesta terça-feira, 24, que o presidente Jair Bolsonaro teve "um ótimo diálogo" com o presidente chinês, Xi Jinping. Araújo considera que a conversa reafirma laços de cooperação e comércio entre os países.
O telefonema ocorre alguns dias após crise diplomática gerada pelo filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que acusou a China de ter escondido informações sobre o início da pandemia do novo coronavírus.

"O telefonema do Presidente Xi Jinping ao Presidente Bolsonaro e o ótimo diálogo que tiveram, reafirmando os laços de cooperação e comércio, mostra que, para a China, a relação é tão importante quanto para o Brasil, e que nossa política externa com a China está no caminho correto", disse Araújo no Twitter.

Na semana passada, Araújo causou insatisfação no governo chinês por ter exigido um pedido de desculpas do embaixador Yang Wanming, que compartilhou uma publicação que dizia que "a família Bolsonaro é o grande veneno desse país". Wanming acabou apagando a publicação.

Apesar disso, Araújo disse, na semana passada, que as críticas de Eduardo não refletiam a posição do governo brasileiro e que trabalharia para promover um "reentendimento recíproco".

"O Brasil quer manter as melhores relações com o governo e o povo chinês, promover negócios e cooperação em benefício recíproco, sem jamais deixar de lado o respeito mútuo", escreveu o chanceler brasileiro na ocasião.

Hoje, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse que a ligação telefônica entre Bolsonaro e Xi Jinping reafirmou a necessidade de estabilizar e ampliar a relação comercial entre os dois países, principalmente durante a crise do novo coronavírus. A informação foi divulgada no Twitter do diplomata, que também disse que os dois líderes discutiram a cooperação no combate à pandemia, incluindo materiais médicos.

Veja também: