O Clube Militar parabeniza os formandos da Escola Preparatória de Cadetes do ano de 2006 pela conclusão dessa etapa fundamental na carreira militar que ora iniciam. Destaca, por oportuno, que a escolha da homenagem foi de exclusiva decisão dos jovens militares, fato que ganha importância pela justeza da lembrança ao insígne general. Recorda, ainda, que ao alçar-se Presidente da República, o Gen Emílio Garrastazu Médici soube conduzir o País com firmeza e equilíbrio, levando-o a atingir os mais altos índices de desenvolvimento registrados em nossa História.

Texto completo


 

Em 4 de dezembro de 1905, em Bagé, Rio Grande do Sul, nascia Emílio Garrastazu Médici, filho de Emílio Médici e Júlia Garrastazu Médici, homem cuja brilhante trajetória de militar e estadista foi pautada pela dedicação sem par, através do constante aprimoramento pessoal e profissional. Esse esforço foi sendo merecidamente reconhecido pelas promoções que galgou e das responsabilidades que foi assumida nas nomeações para as importantes tarefas que lhe foram confiadas.

Em 1961, foi promovido ao posto de General-de-Brigada e, logo depois, assumiu o comando da Academia Militar das Agulhas Negras, local onde, na madrugada de 31 de março de 1964, impediu o derramamento de sangue de irmãos evitando o choque entre as tropas do I e do II Exército. Após o movimento, acumulando uma sucessão de glórias, comandou o III Exército e assumiu a Presidência do País, cargos em que demonstrou vigor, competência, integridade pátrio.

Como estadista, no posto mais alto da República, durante os anos de 1969 a 1974, conduziu o país a um patamar jamais alcançado no cenário internacional, com significativa e estrutural melhora na economia do Brasil.

Assim foi o General Emílio Garrastazu Médici, que, ao longo da carreira, deixou-nos inúmeros exemplos de nobreza de caráter, coerência de atitudes, patriotismo, humildade, honradez e generosidade; virtudes tão preciosas, que cultivou durante a vida toda.

A turma 2006 rejubila-se ao homenagear tão valoroso militar e estadista, desejando que esse exemplo de amor à Pátria e de compromisso com os mais altos valores da Nação Brasileira sejam partilhadas pelos futuros oficiais do Exército Brasileiro que ora iniciam sua caminhada.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar