Dilma Roussef, guerrilheira aposentada e toda poderosa do governo Lula, ganha direito à reparação financeira

A Comissão Especial de Reparação da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio aprovou na quinta-feira passada a concessão de reparação moral à ex-guerrilheira Dilma Vana Rousseff. A concessão de indenização à atual Ministra Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República foi motivo de polêmica. A Procuradora Leonor Paiva, que não pôde comparecer à reunião, opinou pelo indeferimento ao processo de Dilma. Mas quatro dos sete membros da Comissão rejeitaram seu parecer e beneficiaram a ex-guerrilheira Estela.

Texto completo

A gaúcha (nascida em Belo Horizonte) Dilma faz parte do folclore da luta armada. A guerrilheira organização marxista VAR-Palmares – e que já foi brizolista no passado - teria participado do assalto à casa de uma amante do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros. Do cofre da residência, foram roubados US$ 2 milhões e 400 mil dólares. Dilma alega que ajudou no planejamento. Mas a guerrilheira aposentada garante não participou da ação. Por coincidência, sua reparação saiu no dia 14 de dezembro, data de seu aniversário de 59 anos.


Dilma, que é autora do livro "Mulheres que foram à luta armada" (1998) foi beneficiada pelo depoimento de uma companheira de guerrilha. Vânia Amoretty Abrantes relatou que foi transferida com ela, no mesmo camburão, de uma prisão em São Paulo para o Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), sediado no quartel da Polícia Especial do Exército, na Rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro. Apenas por coincidência, Vânia Amoretty é diretora do Grupo Tortura Nunca Mais. Em nome da ONG, Vânia acompanha os trabalhos da Comissão Especial de Reparação.

 


Ano passado, Dilma fez lobby e recebeu a medalha do Mérito da Ordem Militar – o que irritou oficiais da ativa e da reserva das Forças Armadas contra as quais a guerrilheira Estela (seu principal codinome) lutou nos tempos da guerrilha urbana. Agora, essa “reparação moral” à Dilma vai gerar novas polêmicas. Até porque Dilma será a mulher forte do novo governo Lula. Atual presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Dilma será a responsável por tocar os projetos bilionários de “desenvolvimento que irão destravar o País”, prometidos pelo presidente reeleito.


Os beneficiados

A Comissão de Reparação do RJ apreciou 48 pedidos de reparação de militantes políticos que estiveram presos em dependências de órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro entre a data do golpe militar, 1° abril de 1964, e a anistia, 28 de julho de 1979.

Comissão deferiu 19 processos, indeferiu 28, por falta de documentação cobrada dos requerentes e por estes não fornecida, e retirou um de pauta.

reunião foi presidida pelo Coordenador da Comissão, Gelson Campos, e contou com a participação dos representantes da ABI, Maurício Azêdo; do Grupo Tortura Nunca Mais, Elizabeth Silveira; da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Cilos; do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro

 

OBSERVAÇÂO: O AUTOR DO LIVRO " MULHERES QUE FORAM À LUTA ARMADA É LUIS MAKLOUF DE CARVALHO

 LEIA MAIS SOBRE O ASSALTO AO COFRE ( DOIS MILHÕES DE DÓLARES) NO LIVRO A VERDADE SUFOCADA , CAPÍTULO VANGUARDA ARMADA REVOLUCIONÁRIA PALMARES -  VAR-PALMARES
Comentários  
#35 Evaldo Tofoli 04-05-2016 17:01
Não acredito que a cretina da Dilma ainda recebe dinheiro por ter sido "vitima" dos homens que salvava o pais de uma comunismo, comunismo esse que tentaram implantar aqui mas que não deu certo graças a Deus.
#34 Almanakut Brasil 25-04-2016 16:35
Em Brasília, Presidenta Dilma recebe a insígnia de Grã-Mestra da Ordem do Mérito da Defesa

A Ordem do Mérito da Defesa é conferida aos militares das Forças Armadas, aos civis nacionais e aos militares e civis estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil. (21/10/2013)

http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/releases/em-brasilia-presidenta-dilma-recebe-a-insignia-de-gra-mestra-da-ordem-do-merito-da-defesa
#33 C.Alberto 09-05-2015 14:20
hoje o Brasil está entregue as baratas e aos ratos
#32 C.Alberto 09-05-2015 14:16
Eu servia na ditadura e nunca pensei que estes bandos de ladrões fosse voltar ao Brasil, tem que fazer igual a Tailandia.
#31 Fernando Fernandes 02-05-2015 10:30
Concordo plenamente com o sr. Benedetti.
A instituição da extinta "Comissão da Verdade", nada trouxe de positividade para o Brasil e sim benesses para os guerrilheiros esquerdistas e seus familiares.
Ótima pergunta:-as famílias dos que lutaram contra os terroristas esquerdistas, receberam indenizações por parte do Governo Federal?
Fernando Fernandes
#30 Nicéas Romeo Zanchet 06-01-2015 06:44
Citando jose roberto:
Em plena ditadura (1973), eu prestava o Serviço Militar obrigatório e com muita tristeza, vejo hoje "aqueles" chamados terroristas, anarquistas, traidores da pátria, etc, ocuparem altos cargos politicos. E então? De demonios viraram anjos ? Empunhei armas e defendi minha pátria para quê ?. E tem mais, infelizmente, após trabalhar 35 anos, sou um dos milhões de aposentados, que foi usurpados de seus direitos, no famigerado "fator previdenciário", sendo este mais uma manobra suja dos politicos para assim sobrar mais dinheiro para enfiarem a mão. Comprei uma mercedes e me entregaram um fusca. Pode-se mudar regras de um campeonato em plena competição ? Não pode, mas "eles" podem. Que vão para o inferno, se o diabo aceitar "eles" por lá...
PARABÉNS AMIGO.
#29 jose roberto 05-01-2015 22:59
Em plena ditadura (1973), eu prestava o Serviço Militar obrigatório e com muita tristeza, vejo hoje "aqueles" chamados terroristas, anarquistas, traidores da pátria, etc, ocuparem altos cargos politicos. E então? De demonios viraram anjos ? Empunhei armas e defendi minha pátria para quê ?. E tem mais, infelizmente, após trabalhar 35 anos, sou um dos milhões de aposentados, que foi usurpados de seus direitos, no famigerado "fator previdenciário" , sendo este mais uma manobra suja dos politicos para assim sobrar mais dinheiro para enfiarem a mão. Comprei uma mercedes e me entregaram um fusca. Pode-se mudar regras de um campeonato em plena competição ? Não pode, mas "eles" podem. Que vão para o inferno, se o diabo aceitar "eles" por lá...
#28 Nicéas Romeo Zanchet 02-01-2015 11:10
Na situação em que se encontra o nosso país é muito importante que haja uma intervenção militar. Intervenção militar não é ditadura, mas sim uma forma de garantir que o país não vá definitivamente para o buraco, como querem esses petralhas. Eles implantaram uma indústria de indenizações para assassinos de militares do exército brasileiro. Esses guerrilheiros merecem voltar para o exílio; isso é o mínimo. Vejam que, ao assumirem a direção do Brasil, imediatamente começaram a roubalheira. Não vejo como resolver o problema pelo voto democrático porque eles tem muito dinheiro para comprar o poder.
#27 jose roberto 01-01-2015 22:50
Sabem quem é o culpado desta palhaçada toda: chama-se João Baptista de Oliveira Figueiredo. Sim, aquele mesmo que dizia que prendia e arrebentava. Prender, não sei, mas arrebentar, arrentou sim com o nosso país, trazendo de volta esses canalhas vagabundos. Querem indenização? De que ? Será porque não estão conseguindo roubar nossos cofres, graças a PF e o MP estarem agindo rigorosamente e colocando na cadeia, esses verdadeiros traidores da Pátria e do povo brasileiro ? Nunca em nossa história, se ouviu falar de tantas bandalheiras, corrupção e canalhices que envergonham-nos perante a comunidade politica mundial. Não demora muito e não haverá presidios suficientes para acomodar tanta gente ordinária.
#26 ARENILSON TENÓRIO CO 21-08-2014 11:26
Lamentável o que estamos vivendo nesse País.Estão querendo e até em certas modalidades, já implantaram a Teoria Bolivariana. Esperamos que haja uma mudança e os PETRALHAS sejam alijados de uma vez por toda do nosso País.
Queremos ORDEM E PROGRESSO. Queremos uma Pátria Livre para nós os BRASILEIROS.
Adicionar comentário