Cerca de 6,7 milhões de pessoas estão sem água, nesta quarta-feira, devido ao blecaute que aconteceu na noite de terça-feira. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com a falta de energia elétrica, todas as estações de tratamento de água e as estações elevatórias deixaram de funcionar.  Ao contrário do abastecimento de energia elétrica, o abastecimento de água não é tão simples, pois, segundo a Sabesp, é necessário encher as tubulações e os reservatórios de água tratada, que tem que percorrer longos caminhos até atingir cada um dos pontos de abastecimento.   A Sabesp ainda pede a população que já recebeu água a utilize de forma racional para permitir uma regularização mais rápida do abastecimento para toda a região metropolitana de São Paulo.

Texto completo

Falta de Luz
Segundo o diretor de Itaipu, Jorge Samek, por volta das 22h30 de terça-feira, todas as 18 unidades geradoras da usina da usina começaram a "rodar no vazio", ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 12 Estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre e Santa Catarina. Em alguns Estados, a situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário, duas das linhas vão do Paraná a Itaberá, no sul de São Paulo, e outra liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Adicionar comentário