Imprimir
Categoria: Diversos
Acessos: 3319

 Porto Alegre,RS, 31 de março de 2007.
Exmo Sr Gen Ex ENZO MARTINS PERI
DD Comandante do EXÉRCITO BRASILEIRO .

 

 Já havia tomado a liberdade de escrever à V Excia - foi com referência à sórdida acusação que pesa contra o Cel Art Ref CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA - e , agora , em atenção à Mensagem enviada aos Militares da Reserva . De pronto , permita que não use "companheiro " pois a palavra está sendo (muito) empregada em lugar do antigo " camarada " dos Partidos Comunistas e dos Comunistas . 
Texto completo

Excelência , recebi a sua Mensagem quando regressei da Solenidade comemorativa dos 43 anos do 31 de março de 1964 , no CMS ; em conseqüência , desejo , antes de qualquer outra coisa , mencionar a emoção que tomou conta de tantos quanto lá estivemos .
 
A convite do Exmo Sr Gen Cmt do CMS , lá estavam Militares da Reserva junto aos da Ativa , assistindo a Leitura da Ordem do Dia e as Palavras do Cmt CMS , canto do Hino Nacional , Formatura e Desfile de Tropa ; foi emocionante .
Acredite , Exmo Sr Gen , os Velhos Soldados se emocionam fácil , é verdade , no entanto , a satisfação de lá estarmos comemorando o 31 de março de 1964 , por certo , nos sensibilizou muito mais . Nós , os Velhos Soldados , estávamos lá na situação de INATIVIDADE ATIVA - que é o que SOMOS .
 
V Excia bem caracterizou , em sua Mensagem , que somos um todo inseparável e coeso .
Que beleza .
Que satisfação.
Que orgulho me enche o coração em saber que o COMANDANTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO declara de público o que acredito desde o distante ano de 1951 quando , ainda muito jovem , me incorporei às Fileiras do EB .
Sem representar qualquer Turma , Classe , Grupo ou Associação , permita que , em meu nome , apresente à V Excia os cumprimentos pelo incentivo.
 
Desde há muitos anos , lamentavelmente , sinto uma enorme tristeza pelo que vi , assisti , li e ouvi quanto , por exemplo , à distribuição à mancheia de Medalhas , Condecorações , Honrarias e Homenagens para pessoas que , ao longo das décadas que servi na Ativa , eram apontadas como comunistas , subversivos , assaltantes , terroristas , guerrilhas e outras qualificações.
 
 Por certo , houve a Anistia , no entanto , anistia não é eliminação .
 Veja , Excelência , um atual Ministro foi participante do seqüestro do Embaixador dos USA ; foi anistiado , no entanto , não deixou de ser seqüestrador e nem redator de uma Mensagem de horror .
 Foi anistiado , é legal , no entanto , não é necessariamente digno de receber Medalhas , Condecorações , Honrarias e Homenagens como foram , só para citar alguns : GENOINO , DIRCEU , DILMA e ALOYSIO .
 Excelentíssimo Senhor Comandante , nem de longe passa pelo meu pensamento ensinar , ditar , orientar o seu procedimento ; desejo , sim , sugerir que V Excia antes de Medalhar , Condecorar , Homenagear qualquer (novo ) Membro do Executivo e/ou do Legislativo determine uma rápida pesquisa no passado do pretendente .
 V Excia verá , por exemplo , que muitos Membros dos Altos Escalões do Executivo e dos Legislativos estão envolvidos com atos que até DEUS duvida.
 Exagero ?
 Tenho certeza que não.
 Permita que , só para exemplificar , relembre o que foi escrito e distribuído após o seqüestro do Embaixador dos USA :
 " ... Este ato (seqüestro) não foi um fato isolado . Ele se soma aos inúmeros atos revolucionários já levados a cabo : assaltos a bancos , nos quais se arrecadam fundos para a revolução ,.............. ocupando quartéis e delegacias onde se conseguem armas e munições para a luta pela derrubada da ditadura , ............. A vida e a morte do Sr Embaixador estão nas mãos da ditadura. Se ela atender as exigências , o Sr BURKE ELBRICK será libertado . Caso contrário seremos obrigados a cumprir a justiça revolucionária ...".
 
 Consta que o Sr FRANKLIN MARTINS foi o redator desta Nota ; se não foi , no mínimo foi um dos idealizadores .
 
 Daí , Excelentíssimo Senhor General Comandante , vem a minha indignação e , respeitosamente , a minha sugestão : não conceda Medalhas , Condecorações , Honras e Homenagens a pessoas com pensamentos e atos assim.
 Houve , é mais do que conhecida e absolutamente verdade , a Anistia , entretanto , aqueles que tentaram impor o Comunismo no País ( 1935 e 1964 ) não deixaram de querer ; eles adotaram o preconizado por novos teóricos do comunismo - não , à luta armada e sim , à tomada do Poder pela eleição - e estão sendo recompensados .
 
 Excelência , por derradeiro :
 - repetindo que não represento Turma , Classe , Grupo e Associação e assemelhadas , - falo em meu nome, no entanto, convivo com a Reserva e sei o que (ela ) pensa - tomo a liberdade de sugerir que V Excia seja o COMANDANTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO com todos os bônus (que têm direito) e os ônus(que lhe são impostos).
 
 Respeitosamente
 RUI GARAVELO MACHADO
 Reformado / AMAN 1956
 EsAO 1965
 ECEME 1973 /74 /75 .