Mapa de Roraima - em vermelho
 município de Bonfim
Governo estuda criar outra reserva em RR
http://valoronline.com.br/
Cristiane Agostine, de Boa Vista
26/08/2010
Parte do município do Bonfim, em Roraima, pode ser transformada em unidade de conservação ambiental
Está na mira do governo federal a área escolhida por parte dos produtores rurais que tiveram de sair da reserva indígena Raposa Serra do Sol por determinação judicial. Parte do município do Bonfim, em Roraima, pode ser transformada em unidade de conservação ambiental e, dessa forma, não poderá ser habitada nem ter exploração agrícola.
Um estudo do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, prevê a criação do Parque Nacional do Lavrado na região. Moradores reagiram e o governo recuou, ao afirmar que o projeto ainda está em análise. Os proprietários, no entanto, temem que a proposta seja retomada após as eleições.
Quatro grandes arrozeiros que estavam na Raposa Serra do Sol têm plantações no Bonfim, município próximo à reserva. O governo federal identificou quatro áreas onde poderia ser criado o Parque Nacional do Lavrado. O fazendeiro Genor Faccio teme ser afetado novamente. "Sempre tive consciência de que a máquina da demarcação de terras iria continuar depois da Raposa".
 
Adicionar comentário