Obama fará discurso no centro do Rio e visitará UPP
Vera Araújo e Antônio Werneck - O Globo - 15/03/2011
Embora o esquema de segurança do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a visita ao Rio, esteja sendo guardado a sete chaves, pelo menos uma coisa é certa: além do discurso na Cinelândia , ele conhecerá de perto a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, que contará com o triplo do efetivo normal no próximo domingo.
Após a visita à favela, Obama falará ao povo na Cinelândia, palco de manifestações históricas no Centro do Rio.
Além dos 200 policiais da UPP, centenas de homens dos Batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque darão apoio aos 80 agentes federais e à segurança pessoal do presidente na Cidade de Deus.
Haverá um reforço de peso, com o uso de tanques das Forças Armadas, a exemplo do que ocorreu durante a Rio 92 (Conferência Mundial de Meio Ambiente).
O número total do efetivo destinado à segurança de Obama ainda não foi definido. De acordo com o roteiro traçado pelo cerimonial americano, ele vai gastar cerca de uma hora na Cidade de Deus.
O presidente chegará de helicóptero ao Aeroporto de Jacarepaguá, de onde sairá em direção à favela num veículo blindado. No trajeto, as ruas serão interditadas, o que permitirá que o presidente e sua comitiva levem menos de dez minutos até a favela.
O espaço aéreo na região por onde ele passar permanecerá fechado, enquanto embarcações da Marinha cuidarão da vigilância da costa do Rio.
Leia mais em Obama fará discurso ao povo no Centro do Rio e visitará UPP na Cidade de Deus, que terá efetivo triplicado
Leia ainda: Barack Obama será recebido ao som de samba, funk e axé na Cidade de Deus
Discurso de Barack Obama na Cinelândia terá tradução simultânea
Primeiro compromisso de Obama no Brasil será encontro com Dilma no Palácio do Planalto
Na Previdência, acordo entre Brasil e EUA beneficiará meio milhão

Comments powered by CComment