Imprimir
Categoria: Diversos
Acessos: 3123

 Chávez tem proposta de reforma da Constituição 

 “Num longo discurso noite adentro, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apresentou ontem ao Congresso sua proposta de reforma constitucional. A expectativa era de que a nova legislação incluísse a possibilidade de reeleição sem limite definido, abrindo espaço para o presidente realizar sua vontade de permanecer no poder até o ano de 2031.”

 

Texto completo  

 

O globo – 16/08/2007 – 1ª página 

CHÁVEZ APRESENTA SUAS REFORMAS 

Janaína Figueiredo 

Correspondente * Buenos Aires 

“Em meio a gravíssimas denúncias de corrupção envolvendo funcionários da estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA), o presidente Hugo Chavez apresentou ontem um polêmico projeto elaborado nos últimos sete meses pelo Conselho Presidencial para a Reforma Constitucional que, segundo o líder venezuelano, “ abrirá outra etapa no processo de construção da Venezuela bolivariana e socialista” e dará mais poder ao povo. A grande maioria dos venezuelanos esperava ontem que Chávez anunciasse o aspecto mais questionado de sua proposta: a possibilidade de reeleição indefinida do presidente.

Segundo versões preliminares que circulam nas últimas semanas em Caracas, o líder bolivariano pretendia incluir a reeleição indefinida em sua proposta, que prevê a reforma de 33 artigos constitucionais e após ser discutida pela Assembléia Nacional Constituinte ( o Congresso venezuelano) será submetida a uma consulta popular, provavelmente em dezembro.

- Que termine de nascer o novo Estado e termine de morrer o velho Estado - disse Chávez, reeleito em dezembro do ano passado para governar até 2013.- Peço a todos que hoje (ontem) comecem o grande debate da reforma bolivariana, a reforma é do povo e não de Chávez - declarou.

O presidente afirmou ainda esperar “nunca mais ter de pegar as armas” e por isso pediu paciência a seus seguidores para “continuar com a revolução’. “

  

“BOLÌVIA: MAS quer reeleição sem limites

LA PAZ. A bancada constituinte do Movimento Ao Socialismo (MAS) - do presidente da Bolívia, Evo Morales - começou ontem a revisão final de seu projeto para uma nova Constituição. Na proposta de 334 artigos entregue por uma comissão aos legisladores do MAS está, entre outras coisas, a reeleição ilimitada para presidente da República.

A proposta foi elaborada pela Equipe Técnica de Apoio da bancada nacional do MAS, formada por assessores partidários, além de representantes da sociedade, como indígenas e agricultores.”

 

O globo – 16/08/2007 – página 29

Enquanto Chavez, um pouco mais adiantado, já se movimenta para se eternizar, “democraticamente” no poder, aqui no Brasil , um pouco mais sutilmente, melhor dizendo, subliminarmente, começa a campanha para a Constituinte exclusiva, destinada a autorizar o 3º mandato de Lula.

Brevemente será realizado um encontro dos petistas, onde a palavra de ordem será a realização de um “plebiscito restrito nacional“, abrangendo apenas o voto dos políticos no País – governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores e outros – aos quais será apresentada a opção  única:

Você apóia ou concorda com a Emenda Constitucional  que permitiria o 3º mandato?

Você já encontra pelas ruas, em cada esquina, em cada canto,  cartazes , aparentemente sem nexo, com os seguintes dizeres: DECIDA PELO 3 .

É o Banco do Brasil, que sai na frente, subliminarmente, com o  dinheiro dos contribuintes, induzindo o distraído, o desavisado, a escolher, decidir, optar, preferir o 3, na propaganda  símbolo da sustentabilidade.

Sustentabilidade de que ?   Do governo ?

É a grande jogada do PT, induzir o povo a votar na possibilidade do 3º mandato de seu guia, inicialmente e depois...

 Depois que os marxistas assumem o poder, abandonam a fachada democrática e quase sempre, só  entregam o poder  na base da força.

DIGA NÃO AO 3