Pela editoria do site
www.averdadesufocada.com
Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo - também conhecidas por FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista que se autoproclama guerrilha revolucionária marxista-leninista. Lutam pela implantação do socialismo  na Colômbia mediante táticas de guerrilha
  A origem das Farc remonta às disputas entre liberais , comunistas e conservadores na Colômbia.Em 1948, os liberais, com apoio dos comunistas, iniciaram uma guerra civil contra o governo conservador.
Texto completo
Manuel Marulanda Vélez, codinome de Pedro Antonio Marín - Tirofijo ("tiro certeiro")  foi o fundador e comandante em chefe das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas - Exército do Povo (FARC-EP). Embora comunista,ele começou na guerrilha ao lado de militantes de um dos dois partidos tradicionais, o Liberal, sublevados com o assassinato,em 1948,  de Jorge Gaitón, um populista que se levantou contra os caciques do partidofO "bogotazo", explosão de violência em Bogotá acabou resultando na formação de "repúblicas camponesas independentes" e dos primeiros grupos guerrilheiros-revolucionários colombianos.
 Após 16 anos de luta guerrilheira e a conquista de algumas  reinvindicações políticas, os liberais passaram a temer que a experiência cubana de 1959 se repetisse na Colômbia . Romperam, então, com a esquerda e passaram para o lado conservador.
Quarenta e oito camponeses sobreviventes fugiram para as selvas e montanhas e fundaram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). .
Manuel Marulanda, "Tirofijo" manteve a ala militar das FARC e tratou de não desmobilizar as 27 frentes da guerrilha.O Partido Comunista da Colômbia era o único "Partidão" do continente metido em luta armada. Organizaram -se, e no final dos anos 60, desceram as montanhas
 Essa luta para implantação do socialismo na Colômbia, sustentada até os dias de hoje, sofreu impactos, como em 2008 , quando "Tirofijo" morreu de um ataque cardíaco em local ignorado, anunciado dois meses depois por Timochenko , mas recrudesceu a cada novo chefe escolhido. O substituto de "Tirofijo" foi Alfonso Cano que foi morto numa operação militar na Colômbia em novembro de 2011.
As FARC são consideradas uma organização terrorista pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados unidos, Canadá e pela União Européia.  Os governos da África, Equador, Bolívia, Brasil, Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação. O presidente Hugo Chávez rejeitou publicamente esta classificação em Janeiro de 2008 e apelou à Colômbia como outros governos a um reconhecimento diplomático das guerrilhas enquanto "força beligerante". Cuba e Venezuela adotam o termo de "insurgentes" para as Farc .
Ao longo da história do grupo guerrilheiro, As FARC-EP continuam a se definir como um movimento de guerrilha. Segundo estimativas do governo colombiano, as FARC possuem entre 6 000 a 8 000 membros, uma queda de mais da metade dos 16 000 em 2001 (aproximadamente 20 a 30% deles são recrutas com menos de 18 anos de idade). Outras estimativas disponíveis avaliam que  as FARC têm cerca de 105 Frentes ( 300 a 600 guerrilheiros), com uma média de 450 guerrilheiros, isto resulta no total  de 46.000 combatentes.”
As FARC possuem militantes que se intitulam membros do Departamento Internacional, desde a Argentina até o México, passando pelo Paraguai e Honduras. Nesses países mantêm vínculos com membros de grupos de pressão de extrema esquerda e, em muitos, realizam, juntamente com o chamado crime organizado, atividades ilícitas, como seqüestros, tráfico de drogas e contrabando de armas, além de inserir seus simpatizantes dentro de grupos sociais de pressão. O Departamento Internacional das FARC tem representantes na União Européia, Japão, Austrália, México, Canadá, EUA, Honduras, Costa Rica, Panamá, Cuba, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Argentina, Chile e Brasil.
 A Colômbia chora hoje  cerca de 45.000 mortos   em combate com agentes do governo e guerrilheiros das FARC.
As FARC-EP estão presentes em 15-20% do território colombiano, principalmente nas selvas do sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes. Segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as FARC controlam a maior parte do refino e distribuição de cocaina dentro da Colômbia, sendo responsável por boa parte do suprimento mundial de cocaína e pelo tráfico dessa droga para os Estados Unidos.
Pesquisas de opinião pública indicam que as FARC possuem 93% de rejeição na Colômbia. O motivo de tal antipatia, supõe-se, é devido ao fato de as FARC terem seqüestrado seis mil pessoas nos últimos dez anos, mantendo-os em condições sub-humanas, alguns há mais de 17 anos ,  muitos acorrentados em árvores - no final de 2007 o grupo tinha perto de oitocentos reféns em cativeiro. Outro motivo de rejeição é que as Farc têm o controle do tráfico de cocaína na Colômbia. 
O atual chefe é Timoleón Jimenéz - "Timochenko" (leia mais aqui) i- que estudou medicina e  entrou para as FARC em 1982, escolhido por ser considerado especialista em inteligência , ter sangue frio e ser um dos membros mais antigos da organização.  É acusado de ter mandado executar cerca de 50 guerrilheiros.
As FARC e o Brasil
Reportagens de Maria Clara Prates, publicadas no Correio Braziliense  e Estado de Minas , de 30 e 31 de outubro de 2005, confirmam  a presença no Brasil de militantes das Forças Revolucionárias da Colômbia - FARC - treinando brasileiros . Essa presença tem sido uma constante para militantes dos movimentos sociais, inclusive líderes do MST  e para traficantes de drogas e armas no Amazonas . Os centros de treinamento estão localizados em algumas  fronteiras do Brasil
“Um dos chefes máximos das FARC, Raul Reyes - morto no dia 1º de março de 2008 em um bombardeio no território equatorriano - , declarou em entrevista à Folha de São Paulo de 27 de agosto de 2003:
“As Farc têm contatos não apenas no Brasil com distintas forças políticas e governos, partidos e movimentos sociais.”
Folha: “O senhor pode nomear as mais importantes?
Reyes: “Bem, o PT é claro, dentro do PT há uma quantidade de forças: os sem-terra, os sem-teto, os estudantes, os sindicalistas,intelectuais, sacerdotes, historiadores, jornalistas.”
Folha: Quais intelectuais?
Reyes: “Emir Sader, Frei Betto e muitos outros.” “Essas relações, inclusive com autoridades governamentais, são enormemente facilitadas pelos contatos estabelecidos pelos membros do Departamento Internacional, bem como dentro do Foro de São Paulo do qual as FARC e o ELN são membros. Mas essa é uma outra história...”
Em 1991, um grupo de 40 elementos que se declaram membros das FARC invadiu o Brasil e atacou de surpresa um destacamento militar brasileiro de 17 homens, às margens do rio Traira. Nesse ataque morreram três militares brasileiros e outros nove ficaram feridos. Todo o armamento, munições e equipamentos do posto foram levados pelo grupo.Dias depois o Exército Brasileiro deflagrou a Operação Traíra com a finalidade de expulsar os guerrilheiros do território nacional e retomar as armas.
A Colômbia foi o único país da América do Sul que resolveu não endurecer o seu regime de governo para combater o terrorismo. Luta, até hoje, contra as FARC, chora a morte de mais de 45.000 colombianos e tem 20% do seu território totalmente dominado pela guerrilha. Uma Zona Liberada, onde o governo do país não pode entrar e que vive sob as novas leis dos guerrilheiros narcotraficantes.
Fonte;"A guerrilha na Colõmbia" - Historiador Carlos I.S.Azambuza 
            A Folha de São Paulo
            O Estado de São Paulo
Comentários  
#21 PAU NO SEU PEH 29-03-2016 14:37
Citando clebes inacio:
Quero participar das farc o q eu presciso fazer para participa

eoq soled se ta locaum mlk? se ta lokaum? ou se tah locaum? eoq
#20 sdsdjksjd 10-03-2016 08:12
seiopruieureisu difjsdhfoaihreo quwrhiwijefyhiu wqehroiuqwebf7u wegiwhebwyqbeby fvfyfvqovfwqufy vqwfvbqwvfqyfvw qfyvwfgfyvfqyve fywqvfywqgfwfyw qyhfuyeyevfuwey vweyeuwvfywyvfu ywveyfveyveyevy euhislkdkjahliu dh9qw3hruwehrih wenrunfiubiueff ffffeuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuu uuiuuuuuuuiiiii iiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiuaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaaeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeiiiiiii iiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiio ooooooooooooooo oooooooooosdddd ddddddddddddddd ddddddddddddddd ddddddddddddddd suehf
#19 clebes inacio 21-10-2015 16:39
Quero participar das farc o q eu presciso fazer para participa
#18 homa aranha 01-09-2015 07:58
esta muito bom mintira
#17 homa aranha 01-09-2015 07:57
:cry: ta uma bosta n informo nada
#16 Marco 22-07-2015 16:50
Acredita-se que estamos debaixo de uma nuvem negra trivultua ruburá. Providências de aguá devem ser providenciadas. Na forma de um ovo equilibrado em cima de uma agulha, atenção nos semafaros de alertas e nos cones de sinalizações. Recobrando-se do mandato do president Lula.
#15 Renata 20-07-2015 13:51
Esse assunto é interessante e pelo fato de ser abordado no exame nacional do ensino médio estou me informando mais no contexto e entendi p*rra nenhuma. Obrigada :zzz
#14 jose pinheiro 28-05-2015 09:40
Capitalismo e comunismo são desumanos e opressores porque baseados na lei do mais forte e jamais deixando de existir injustiças devido ao aniquilamento da ética. Salve-se quem puder pois o mundo melhor está ainda a séculos de distância.
#13 gostaria de particip 24-03-2015 21:45
Obg por me aceitarem, depois eu explico minhas experiencias, tenho q dormir, pela manha dirijo taxi.abs
#12 gostaria de particip 24-03-2015 21:42
Gostaria de participar da luta com vcs, sou coroa, não tenho muita saúde, mais tenho muita experiência.
#11 Nivardo 07-01-2015 11:04
Esse pessoal que defende o Comunismo não sabe nada sobre a História deste. O Comunismo chegou ao ponto de eliminar, só logo após a Revolução Bolchevique, 10% da população da Rússia, só para impor o medo e eliminar os mais fracos, como os próprios militantes que ajudaram a implantar o regime, já que eram considerados por Lenin, como Idiotas Úteis, expressão bem conhecida por todos menos pelos próprios Idiotas Úteis do Brasil.
#10 Taiko 04-01-2015 02:43
É certo que o capitalismo excluiu e foi responsável pela morte de muitas pessoas. Mas é certo também que o comunismo e o socialismo também o foram, em nome de um regime inaplicável na prática. Sem poder distribuir a riqueza, o que o comunismo e o socialismo distribuíram foi a pobreza, exceto para suas elites....que sempre viveram em ostentação. A diferença entre ambos os regimes (capitalismo e socialismo) é que, apesar dos pesares, o capitalismo conseguiu distribuir mais riquezas e acompanhado de uma certa liberdade de expressão. O socialismo dura (como disse Margaret Thatcher), "enquanto não acabar o dinheiro dos outros". Governo do proletariado? Fidel e Lênin também sonharam com isso, só não combinaram com o povo... e quem sofreu foi justamente o povo.
#9 Darth Vader 22-12-2014 20:27
Citando paulo sérgio:
E quantas pessoas já morreram de fome no mundo capitalista , ou em guerras e invasões coloniais ? Mais do que as mortes provocadas pelos comunistas ? E tem mais : o que você vê como comunismo foram apenas governos ditatoriais , não foram governos do proletariado . Porque os capitalistas temem tanto o socialismo governado exclusivamente pelo proletariado ?


"governos do proletariado ?!?!", HAHAHAHAHAHAHAH AHA ... quais ??! cite pelo menos 2 onde o comunismo funcionou e que a estátua de Lenin não tenha sido derrubada
#8 Azuen Garcia Colomb 02-12-2014 22:55
Devemos nos perguntar, pq a história das nossas américas não estão presentes nos currículos de nossos filhos.Aí aparecem mentiras descabidas e qdo não se conhece se dá margem a aquilo que ELES nos passam como verdade.Frei Beto? como comunista, isso é revoltante, Isso é não saber nada das nossas américas, só aquele país q desdém daqui e é exemplo na Europa.Voces já se perguntaram da onde vem o armamento e as aulas para seu manejo??? de um país q ganhou mto dinheiro nas vendas e negociações, mata e depois manda flores p/ o defunto
#7 Jse Arros 08-10-2014 01:39
Amigos,o que mais é usado pelo comunismo é a mentira; China exporta produtos baratos para o mundo inteiro, mão-de-obra barata, quase escrava,lá é comunista. Cuba é um lugar do povo muito pobre e não podem sair do país, também comunista. E muitos outros exemplos como das coréias, veja a diferença entre a do N(comunista) e a do S(capitalista).
#6 paulo sérgio 28-06-2014 10:08
E quantas pessoas já morreram de fome no mundo capitalista , ou em guerras e invasões coloniais ? Mais do que as mortes provocadas pelos comunistas ? E tem mais : o que você vê como comunismo foram apenas governos ditatoriais , não foram governos do proletariado . Porque os capitalistas temem tanto o socialismo governado exclusivamente pelo proletariado ?
#5 Milton Costa 18-04-2014 21:11
Quando citamos os assassinatos dos comunistas eles vem com a opressao do mundo capitalistas, como se justificando assim, as barbaries que fazem e tentam impedir que o mundo saiba das verdades que habitam em seu interior como regime!
#4 Leandro Silva 31-01-2014 14:21
Governos tão envolvidos e/ou também organizações e/ou associações!
Quem vende as armas de alto calibre para eles? Na terrinha delas não, mas na dos outros, tá ok? Rapaz! O que mais acontece? Dizem ser equilíbrio entre bem e mal! Tanta maldade e ainda falam de equilíbrio?
Mas num lugar onde falta saúde, alimentos, ocupação (trabalho), se tem que amenizar as dores mastigando a coca!
#3 Ana beatriz 18-11-2013 14:08
:-*
#2 lucas 04-06-2013 00:03
Citando julio cesar:
1)5.000.000 de mulheres estupradas pelos comunas(comunistas)
2)100.000.000 de pessoas assassinadas pelos comunistas
se isso não é necessário para mostrar que comunismo não presta eu sinceramente não sei o que é necessário;povo brasileiro não se deixe enganar pela propaganda falsa do pt e dos comunistas e da imprensa socialista;eles estão escondendo a verdade do que é realmente o comunismo

e o capitalismo que foi o que criou tudo isso ja viu a historia do frankstein, cupa dos capitalistas ditatoriais neo facistas vc é um broxa, sem noção capitalimso é pior ainda, acorde!!
#1 julio cesar 26-05-2013 16:57
1)5.000.000 de mulheres estupradas pelos comunas(comunis tas)
2)100.000.000 de pessoas assassinadas pelos comunistas
se isso não é necessário para mostrar que comunismo não presta eu sinceramente não sei o que é necessário;povo brasileiro não se deixe enganar pela propaganda falsa do pt e dos comunistas e da imprensa socialista;eles estão escondendo a verdade do que é realmente o comunismo
Adicionar comentário