Foto do Hércules C-130 (9508), no Aeroporto de Rio Branco (AC) - 06 DEZ 2007

Por SANDRO LIMA - Do G1, em Brasília
Duzentos bolivianos atacaram a aeronave militar. Eles achavam que o avião carregava armamentos.

Texto completo  

Um avião Hércules C-130, da Força Aérea da Venezuela, fez um pouso de emergência nesta quinta-feira (6) no aeroporto de Rio Branco (AC). A aeronave foi apedrejada por uma multidão durante escala no aeroporto de Riberalta, no nordeste da Bolívia, mas conseguiu decolar.O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica do Brasil confirmou o pouso da aeronave venezuelana em solo brasileiro por volta das 14h30. O comandante do avião solicitou pouso em Rio Branco por situação de emergência. Após concluir os trâmites burocráticos, a aeronave retornará para a Venezuela.

O incidente ocorreu num momento em que o presidente da Bolívia, Evo Morales, aliado ideológico do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mantém um forte confronto com partidos e organizações civis de direita opostos a sua gestão.

Gritando palavras como "Basta de ingerência", a multidão, encabeçada por organizações civis de direita contrárias a Morales, e integrada em sua maioria por jovens, jogou pedras contra o avião venezuelano que havia aterrissado para reabastecer.

Entre 100 e 200 pessoas foram para o aeroporto de Riberalta atraídas pelo boato de que o avião venezuelano trasportava armamento, numa época em que Evo Morales sustenta um duro confronto com a oposição em seu país.

 

 

DEFESA@NET - Venezuela faz sobrevôo ilegal na Amazônia
Aviões militares do país vizinho pousaram em aldeia indígena ianomamis, em Roraima. Setembro 2007
http://www.defesanet.com.br/toa1/aa_venezuela.htm

 

Adicionar comentário