
Ministro da Justiça garantiu salvo conduto a membros do conjunto Los Galanes, que estão com visto vencido
Angela Lacerda, RECIFE
Os músicos cubanos Miguel Angel Nuñez Costafreda, Arodis Verdecia Pompa e Juan Alcides Díaz, integrantes do conjunto musical Los Galanes, se apresentam hoje à tarde à Polícia Federal, no Recife, acompanhados do advogado José Antônio Ferreira, para formalizar pedido de asilo político ao governo brasileiro. Os três desapareceram terça-feira, após o último dos seis shows que o conjunto fez em sete dias, e não se apresentaram no embarque para Cuba, na manhã de quarta.
TEMOR DA DEPORTAÇÃO
Sexta-feira, quando venceu o visto de permanência dos três no Brasil, o advogado Ferreira entrou com pedido de habeas corpus preventivo em favor deles, negado pelo juiz Gabriel Queiroz, da 6ª Vara da Justiça Federal. Eles passaram a temer uma repetição do caso dos boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, deportados para Cuba.
O advogado, então, foi à Polícia Federal, portando uma procuração dos músicos, e solicitou asilo político, sob alegação de que os três sofrem perseguição política e ameaça à vida em Cuba. A PF pediu que ele retornasse hoje, na companhia dos três músicos.
Depois, pediu proteção política ao deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Ontem, Jungmann disse ter falado com o ministro Tarso Genro, da Justiça, que garantiu a concessão de salvo conduto aos músicos. Tarso viajou, mas deixou o caso sob cuidados do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., que mais tarde reiterou a garantia de salvo-conduto para os três. “Pode dizer publicamente que eles não serão presos nem coagidos”, disse, segundo relato de Jungmann.
O conjunto veio a Pernambuco para fazer apresentações em Recife, Garanhuns e Igarassu, com patrocínio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da prefeitura do Recife. Os outros três integrantes do conjunto voltaram a Cuba com o funcionário cubano que os acompanhou ao Brasil, Salvador Santana, suposto representante do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (ICAP).
O conjunto Los Galanes costuma apresentar-se para turistas em Havana Velha. Nuñez, Verdecia e Diaz são músicos populares de formação erudita. Os três são casados e têm filhos. O advogado Ferreira disse que depois que obtiverem asilo eles tentarão trazer as suas famílias para o Brasil.
Nunca mais se teve notícia dos boxeadores
Carlos Marchi
Comments powered by CComment