Imprimir
Categoria: Diversos
Acessos: 3427

 O citado radialista ainda é lembrado pelo choque de 220volts que levou ao vivo há sete anos. Clique aqui e assista a esse vídeo

Sr LASIER MARTINS
Ilustre Radialista da Rádio Gaúcha. 

Prezado Senhor, tive a oportunidade de ouvir (parte) do seu Programa na tarde do dia 26 p.p.; ocasião em que o senhor entrevistava um cidadão vinculado aos denominados Direitos Humanos com vistas à Relação dos 13 (treze) brasileiros que tiveram Ordem de Prisão decretada por um Juiz Italiano. O senhor sabia da referida Ordem, porém, desconhecia os nomes constantes na mesma. O seu entrevistado - não memorizei o nome - alertou que já eram (nomes) conhecidos através de Jornais e/ou Sites Estrangeiros. De imediato , o senhor solicitou que fossem divulgados e completou :
 "... entre eles deverá estar o do USTRA ...".  O seu entrevistado , comentou :
 "... não , o Cel CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA não está na Relação...."
E , a partir daí , passou a ler , discutir e comentar sobre os 13 ( treze) nomes dos brasileiros .

Texto completo  

Prezado Radialista , aos que são pouco ou nada informados e/ou atentos , poderá ter ficado a idéia que se tratou de tão somente um equivoco de sua parte e/ou uma singela precipitação em querer antecipar um nome entre os 13.

Permita , prezado Radialista , que apresente a MINHA opinião :
 - tratou-se de uma evidente má fé , ou má vontade , ou classificação inconveniente sobre alguém que , quase certamente , o senhor só conhece por estar sendo Processado por pessoas que foram presas como guerrilheiros/terroristas/combatentes ativos do comunismo que tentavam à época impor ao País e que o então Major USTRA no cumprimento de seu dever e no exercício de sua Missão , combatia.

Alegam os ditos ex-guerrilheiros/terroristas/comunistas presos que foram torturados e mal tratados ; em diferentes declarações e variados textos escritos , entrevistas concedidas e repetido à exaustão , o Cel CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA tem dito que NÃO participou e/ou permitiu - como Chefe de Organismo - que fossem torturados e/ou mal tratados .

Para corroborar suas assertivas , declarações e entrevistas , escreveu variados Artigos e até um Livro onde narra com detalhes as prisões e os procedimentos e apresenta fotografias dos que , agora , alegam torturas e maus tratos.

Entre as fotografia - só para exemplificar - algumas mostram uma " senhora com o seu recém nascido filho , bastante bem vestido , bem alimentado , com aspecto físico muito bom e num Hospital " , enquanto a alegação dos acusadores do Cel USTRA dizem que foram péssimas e desumanas as condições do parto e do tratamento pós-parto.

Não me move a intenção de defender o Sr Cel USTRA eis que o mesmo está fazendo a sua defesa com invulgar brilhantismo e desconheço os detalhes para dita defesa . Não conheço pessoalmente o Sr Cel USTRA e nem o conhecia à época dos alegados fatos ; acresce que só tenho com ele o vínculo de , também , ser Militar e ter vívido intensamente àquele triste Período da História do BRASIL - ocasião em que péssimos nacionais com o apoio e assistência de estrangeiros - como ocorreu , por exemplo , na Intentona Comunista de 1935 - tentavam impor o comunismo ao País e para tanto , não deixaram de assassinar - até dormindo - os que não concordavam com seus ( deles) pensamentos.

Lembro , por oportuno , o atentado à bomba do Aeroporto dos GUARARAPES , bem como os incontáveis assaltos a Bancos , Trens , Cofre do Governador ADEMAR DE BARROS e muitos outros crimes praticados ; crimes que renderam bons recursos financeira à " causa " e outros tanto para os " criminosos ".

Por oportuno , digo ao prezado Radialista que , quando o senhor declarou que não conhecia a Relação ( os constantes da Ordem de Prisão do Juiz Italiano ) e referiu ... " deve estar entre eles o .... " julguei que citaria , por exemplo , o agora Ministro FRANKLIN OLIVEIRA que participou do seqüestro do Embaixador dos USA e redigiu uma Nota que se notabilizou pela crueldade dos termos , entre eles o da ameaça de execução do referido Diplomata caso não fossem seguidas Tais e Quais exigências - coisa bem típica de seqüestrador/criminoso/assassino .
 
Prezado Sr LASIER MARTINS , julgo , SMJ , que o senhor não tinha o direito de enunciar , por antecipação , o nome do Cel USTRA como um dos prováveis constantes da Relação da Ordem de Prisão .
Por oportuno , lembro de um conselho que recebi há muitos anos :
 "... quando atender ao telefone , sorria pois a pessoa do outro lado , mesmo sem vê-lo , perceberá que você está sorrindo... ".
Por um raciocínio mais ou menos semelhante , permita que diga :
 " ... sem vê-los - o Programa era radiofônico - percebia-se a satisfação do Senhor (entrevistador ) e do cidadão dos Direitos Humanos ( entrevistado) ao nomear e exaustivamente repetir os nomes dos 13 (treze ) brasileiros que .... " a partir de agora NEM PODERÃO VIAJAR PARA FORA DO BRASIL pois serão presos....".
É uma opinião , porém , me atrevo a dizer :
 "... " percebia-se " uma satisfação/júbilo em pensar que agora o General FIGUEIREDO , o General EUCLIDES e outros não poderão sair do País sob pena de serem presos ... ; que coisa de doido !!!! .

Prezado Sr LASIER MARTINS , em meu modesto entender , será bastante difícil ter as suas previsões e comentários o " fim desejado " isto é , a prisão dos 13 brasileiros , eis que até MORTOS tiveram Ordem de Prisão.

O próprio Ministro da Justiça já antecipou que a Legislação Brasileira não permite a extradição de nacionais e que , no mínimo , mandará analisar/examinar/estudar a referida Ordem de Prisão se e quando a receber.

Talvez , Sr LASIER MARTINS , seja por isso que às vezes - com enorme freqüência , integrantes do MST - conforme noticia a Mídia e que desaprovo completamente - rasgam as Ordens Judiciais , entregues por Oficiais de Justiça.

Dá vontade - só vontade pois é ilegal - a prática da inutilização quando a Ordem tem as características da Ordem de Prisão do Juiz Italiano que relaciona - para serem presos - até pessoas falecidas e que só são citadas por exercerem Cargos/Funções de relevância.

Poderia - por exemplo - constar na dita Ordem até o nome de EDSON ARANTES DO NASCIMENTO - o mundialmente conhecido PELÉ - eis que serviu , como Militar no EXÉRCITO BRASILEIRO lá em SANTOS , SP e , até chegou a se destacar jogando em Equipes e/ou Seleções do EXÉRCITO .

Seria uma boa solução nomear o PELÉ pois se era para relacionar Militares e Civis conhecidos e de renome , o dele teria maior repercussão.

Também , por oportuno , tomo a liberdade de lembrar ao prezado Radialista que o Sr Cel CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA é acusado e não condenado , portanto , de acordo com a Lei Brasileira é " inocente " e " não culpado " .

A insinuação de V Sa. - antecipando o nome do Cel USTRA - não foi uma ato de imparcialidade e não muito profissional - NO MEU MODESTO ENTENDIMENTO ; revestiu-se , NOVAMENTE , EM MEU ENTENDIMENTO , numa agressão a um homem que , como o senhor , eu , o entrevistado e milhões de outros brasileiros , somos pais , avós , tios , temos parentes e amigos e , devemos a eles todos um mínimo de respeito/consideração eis que são nossos amigos .

Receba , com toda o respeito e de maneira bem sincera e singela , o meu repúdio à sua antecipação do nome do Cel CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA que , lá na distante cidade onde atualmente reside , não tomou conhecimento da citação de seu (dele ) nome como provável brasileiro sob o qual pesa uma Ordem de Prisão que , mais uma vez em meu entender - é extemporânea e com tanto valor que cita pessoas já falecida há muitos e muitos anos .

Com respeito ao cidadão e sem o mínimo respeito ao Radialista desrespeitoso , agradeço a sua atenção - se chegou a ler até aqui.

Para encerrar :
 - sou Militar , no entanto , não conheço o Sr Cel CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA , como não conheço o Radialista LASIER MARTINS ( de maneira pessoal ) , no entanto, lutarei para defendê-los quando agredidos injustamente pois é muito fácil acusar , porém , terrivelmente difícil retirar as acusações .
É a " velha história das penas lançadas ao vento ".
 
 Atenciosamente
 RUI G. MACHADO