O homem erudito se vai. Muitos canalhas e professores desonestos, mentirosos ficam. Resta-nos levar o legado de um dos grandes mestres que este país teve. Resta-nos levar a propagar seus pensamentos, erudição,  e destreza para o que fazia, tomando-os como exemplo.
Descanse em paz, caro José Monir Nasser!
Neste vídeo, um grande exemplo do educador e profundo conhecedor da educação que era:


PROFESSOR MONIR

Por Silvio Grimaldo
A palavra educar deriva do latim ex ducare, literalmente, conduzir para fora....

 Comemoramos hoje,  os 121 anos da Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889 e liderada pelo marechal Deodoro da Fonseca. 

 Pelo que se vê, a data passará mais uma vez em branco na grande mídia e na mente dos nossos jovens. Como alertado no passado pela senhora Joseíta USTRA, que pediu que eu reparasse que em todas as datas de grande vulto para o Brasil e para o Exército, eram acompanhadas de notícias requentadas ou esdrúxulas, todas visando denegrir a imagem dessa força e abafar o dia. BINGO, hoje os jornais noticiam que um grupo de homossexuais, saídos da Parada Gay (convenientemente adiada para depois das eleições) em plena Pedra da Arpoador, foram abordados por militares e um deles levou um tiro de fuzil na barriga. Quem frequenta o local, sabe que não existe patrulha do exército fora de suas unidades, que existe um controle rígido no uso de armamentos e munição. O CML já reportou que não houve disparos e que nada procede. O Jornal o Globo e o Dia estão desencontrados na declaração das vítimas e no que relatou o hospital.

O estrago está feito mais uma vez. Seja verdade ou não. Enfim, tanto se fala em democracia e república no discurso político e midiático, ambos,  claramente desfocados da prática. Talvez seja exigir demais do brasileiro comum entender o contexto histórico para saber o real valor do dia de hoje. Vejam o caso do ENEM e a reação inexistente da UNE/UBES. Ninguém repara, ninguém reclama, ninguém cobra. Como exigir que se entenda a história e a importância do dia de hoje se em eventos tão atuais e nessa simples relação causal (UNE/Direitos dos Estudantes) as pessoas não vêem. Nós sabemos que essa relação não existe, que a UNE é um departamento do PT, que o MEC é o "Ministério do Encino Camarada" e que poucos sabem o motivo de hoje ser feriado.

A proclamação da República representou o fim da monarquia e a deposição do imperador D. Pedro II. Com a vitória do movimento republicano, um governo provisório assumiu o poder, dando início ao novo regime, inspirado no modelo federalista norte-americano.

Em 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a primeira constituição republicana, que criou o sistema presidencialista, em que presidente e vice-presidente deveriam ser eleitos pelo sufrágio direto.Nessa constituição foi abolido o voto  no qual a renda definia quem poderia ou não votar, mas o direito do voto ainda se limitava aos homens alfabetizados.

Quem sabe, no dia que conseguirmos  eleger politicos que se preocupem , acima de tudo, com o bem do Brasil, possamos viver em uma verdadeira  república democrática.